Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é um movimento, de caráter mundial, que tem por objetivo conscientizar a população a respeito do suicídio. Enfatizando, que existe possibilidade de prevenção em mais de 90% dos casos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Esse movimento foi iniciado há dois anos no Brasil e conta com o empenho e participação de diversas organizações como: o Centro de Valorização a Vida (CVV), os Conselhos Regionais de Psicologia (CRP), o Conselho Federal (CFP), a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros.

A OMS aponta que, em média, mais de 11 mil mortes em nosso país são em decorrência do suicídio. E quando se trata dos jovens os dados são ainda mais alarmantes, sendo o suicídio a quarta causa de morte entre 15 e 29 anos. Esses dados mostram a importância e relevância de trabalhar o tema, não só entre os profissionais da área da saúde, mas também a população em geral.

No dia 10/09 é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Mas, o movimento será divulgado, intensamente, durante todo o mês.

Links para maior compreensão e participação no movimento:

https://site.cfp.org.br/tag/setembro-amarelo/

https://www.cvv.org.br/blog/categorias/cvv/

http://www.saude.gov.br/component/tags/tag/oms

Notícia AnteriorXXVIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental
Próxima NotíciaMedicalização da Sociedade